Agora que o CERN vai dobrar de potência, que a Física tem ocupado muitas atenções por conta da comprovação do Bóson de Higgs, muitos conceitos que soam meio esotéricos são motivos de discussões.
Princípio da Incerteza de Heisenberg, Mecânica Quântica, Lei da Relatividade, por exemplo, que apesar de não serem estudados por muitos afetam a todos que têm um celular, usam um forno de micro-ondas, aplicam na Bolsa ou têm uma namorada.
Vamos supor que você está namorando uma menina e ela é virgem. Este estado dela é quântico por que não existem variações nos valores, ou ela é virgem ou não é.
Mas eis que um dia o desejo fica irresistível e vocês vão para o quarto transar. Se vocês subirem de elevador não será um estado quântico por que à medida que vocês vão subindo sua posição na altura vai variando continuamente. Já se vocês preferirem ir de escada aí sim a situação é quântica por que cada degrau tem um valor discreto.
Chegando ao quarto se ela, compreensivelmente insegura, lhe perguntar se você a ama, aí teremos que aplicar o Princípio da Incerteza.
Não por que você não tenha certeza que a ama, mas por que a pergunta interfere no resultado da resposta. Funciona assim: toda vez que se mede alguma coisa o ato de medir interfere no resultado. E mais: quanto maior for a necessidade de exatidão maior será a interferência. O que significa que se sua resposta não a convencer e ela insistir, quanto mais ela insistir maior será a incerteza do resultado.
Bem vamos supor agora que subitamente o pai dela aparece e percebe pelo flagrante que a filha acabou de mudar de natureza quântica. Não adianta tentar usar a Lei da Relatividade para explicar que tudo depende da posição do observador. O pai dela está uma fera. Você sai correndo desesperado, o que não é muito louvável e muito menos quântico pois sua velocidade irá aumentando gradativamente.
A única velocidade realmente quântica é aquela do Bip Bip que ou está parado ou em louca disparada instantânea sem nenhum intervalo contínuo.
Bem tudo isso causou outra alteração quântica na menina. Ela ficou grávida. Mas não se preocupe estar grávida é quântico, mas a gravidez não. Dura nove longos meses e passa continuamente.
O problema é que ela misturou Risco com Incerteza. Risco é quando se conhece todas as probabilidades de ocorrência dos eventos e Incerteza é quando não se pode quantificá-los.
Ela correu o Risco de engravidar e até que quânticamente nasça o bebê ela ondulará na Incerteza de se você vai ou não vai assumir a paternidade.
Mas você pode acabar com a ansiedade dela e quânticamente dizer:
– Eu sou o pai da criança.