Apesar de ser fluente em inglês há duas palavras, uma palavra e um tempo de verbo, que aprendi de forma inesquecível.
Eu morava em Barons Court em Londres e trabalhava em West Drayton. Super fácil de chegar ao trabalho, mas exigia disciplina. Tomava a Distric Line do tube até Ealing Broadway e lá trocava para um trem destino Oxford. O horário de chegada do tube tinha apenas um minuto de diferença para o da partida do trem de Oxford que parava em West Drayton.
Sem problemas, evidentemente os dois horários funcionavam com pontualidade típica e as duas plataformas não ficavam distantes. Mas era preciso atenção e rapidez, pois caso perdesse o trem o problema seria grave pois o Oxford seguinte que parava em West Drayton só passaria umas duas horas depois.
A coisa funcionava bem, sem falhas, nunca me atrasei no trabalho. Até que um dia, esperando na plataforma, o tempo passava e o trem não chegava. Preocupado perguntei a um funcionário que estava na plataforma se o trem estava atrasado. Ele me olhou como se eu tivesse acabado de ofender a Rainha, quase chamou um bobby,
- Delayed? It´s gone!
Duvidei do meu inglês, aquela tragédia não podia estar acontecendo! Perguntei de novo, ele respondeu já meio bravo,
- Gone, gone, it´s gone!
Jamais esquecerei como conjugar o verbo To Go.
Uma outra vez eu estava no tube num horário de rush. O vagão estava absolutamente lotado. Eis que de repente alguém alivia silenciosamente a pressão dos intestinos, daquela forma que o Eça de Queirós chama muito apropriadamente de flatulência grosseira. O ar ficou irrespirável. Ninguém moveu um músculo do rosto. O cruel responsável permanecia anônimo. Ao meu lado e junto à porta, estava um senhor tipicamente inglês, de paletó, colete, gravata e sobretudo, elegantézimo, com ar nobre. Ele apenas moveu a cabeça olhando em volta indignado.
Quando o vagão parou em Knightsbridge, ele saltou, deu dois passos na plataforma, parou, deu meia volta, virou-se em direção ao trem que ainda estava com as portas abertas, olhou para nós e, stif upper lips, atirou:
- Bastards!