Na seleção de uma equipe de profissionais na Bahia, além da avaliação técnica do currículo dos candidatos é imprescindível que seja aplicado o seguinte teste de capacitação constituído de sessenta tarefas e perguntas banais. Sendo todas elas eliminatórias.
1. O candidato deverá explicar por que a Bahia tem agá.
2. Cantar São Salvador de Caymmi. Ao final o candidato deverá estar emocionado.
3. Cantar Tarde em Itapoã de Vinícius de Moraes. Ao final o candidato deverá demonstrar dificuldades em terminar a canção, já com a voz embargada.
4. Cantar o Hino do Senhor do Bonfim. O candidato não deverá conseguir terminar a canção já sob forte emoção.
5. Visita a uma baiana de acarajé. O candidato deverá salivar ao ver o tabuleiro e não conseguirá sequer respeitar a fila. Ao receber o acarajé o candidato deverá pedir por mais pimenta mesmo antes de prova-lo.
6. Citar qual o nome do primeiro jornal gay da Bahia e qual o lema do segundo.
7. Citar qual a comida preferida do chefe tupinambá Itaparica.
8. Simulação da caminhada dos 8 quilômetros da Lavagem do Bonfim. Como quem tem fé vai a pé o candidato deverá chegar em plena forma, mesmo que alcoolizado. No começo da prova o candidato deverá se apresentar na Igreja da Conceição da Praia com um atraso injustificado de pelo menos meia hora.
9. Comprovar recibos de doações nos três últimos anos às Obras de Irmã Dulce.
10. Posse de abadás do Ilê-Aiyê ou dos Filhos de Gandhy. Os abadás deverão ter no mínimo quinze anos.
11. Performance com 3 tipos de atabaques em frente ao Olodum.
12. Performance com berimbau em frente a reitoria da UFBa. Explicar por que o berimbau só tem uma corda.
13. Performance com guitarra bahiana na Praça Castro Alves.
14. Performance de capoeira, tanto a tradicional quanto a de Angola, no Pelourinho.
15. Camisa original do Bahia ou do Vitória. Muito suadas de preferência.
16. Explicar a importância do Corneta Lopes na batalha do Dois de Julho.
17. Citar a verdadeira data da Independência do Brasil.
18. Explicar quando um determinado forte se transformou em farol.
19. Localizar o local onde Caramurú chegou, onde Catharina Paraguassú usualmente tomava banho, o nome dessa fonte, quantos e quais os nomes dos filhos do casal.
20. Carteira de Habilitação emitida na Bahia. Posteriormente fazer um teste de direção em um caminhão de trio elétrico. O teste deverá se realizar em uma sexta-feira na região do Iguatemi/Rodoviária no horário entre 18 e 20 horas. O candidato não poderá despender mais de 15 minutos para cumprir uma volta completa.
21. Citar os nomes e quantas vezes o aeroporto de Salvador mudou de denominação.
22. Explicar por que toda menina bahiana tem um jeito, uns encantos, e uns defeitos também, que deus dá.
23. Explicar por que o Carnaval da Bahia é uma festa criada pelo diabo que deus abençoou.
24. Citar qual o metal utilizado para revestir a parte interna de uma certa igreja e qual a quantidade utilizada. Explicar a relação entre o metal e o santo padroeiro da Igreja.
25. O candidato deverá explicar o significado de uma das cores e a razão do tamanho da medida do Bomfim.
26. O candidato deverá em degustação cega, com uma venda nos olhos, provar e identificar entre quatro acarajés qual o de Dinha, o de Regina, o de Cira e o de Dete. Ao final do teste, ganhará um ponto extra se no momento de pagar o candidato alegar que esqueceu o dinheiro em casa.
27. O candidato deverá explicar a importância da praia de Arembepe na década de 60 e 70 e que tipo de chá e cigarro eram mais utilizados no local.
28. Mencionar quais celebridades visitaram Arembepe no período acima, o hotel em que se hospedaram em Salvador e as conseqüências dessas visitas na musica pop internacional.
29. O candidato deverá explicar como, quando, por que e quem criou a escuna bahiana.
30. Explicar com quantos dez mil réis se faz um vatapá.
31. Dizer quantos buracos tinha a mortalha de um careta.
32. Dizer nome do bairro de Salvador do bloco dos Apaches, e se havia alguma fonte no local.
33. Aonde num samba de roda fica o lêlêlê da bahiana.
34. Qual a igreja que no início de sua construção foi refeita várias vezes e por que.
35. Qual o local da primeira “sinaleira” bahiana, de onde veio o relógio que se encontra no local e qual seu santo padroeiro.
36. O que é a pena de um saveiro.
37. Citar a verdadeira identidade da Lua de Itapoã, em que local e quem posteriormente realizou o casamento. Quem apresentou ele a ela e usando qual expressão.
38. Que deusa bahiana confrontou um papa. Quando, onde e por que.
39. Qual a irmã do mano Cae famosa por sua risada e qual o pássaro que fez uma outra famosa.
40. Recitar e explicar pelo menos 37 expressões bahianas tais como Lá ele, Consideração é ..., Eu só lhe digo uma coisa, Hora de relógio, Mais enfeitado que jegue de Lavagem, Com duas que lhe botaram, Ficar de prega, Boca de Zeronove, A sua é nen-um-ma, etc...
41. Origem da expressão “acorda pra cuspir”, local onde surgiu e em qual movimento musical.
42. Realizar uma visita à Feira de São Joaquim. Durante a visita o candidato deverá ser cumprimentado espontaneamente por pelo menos 25 barraqueiros.
43. Explicar quem é a Dama de Roxo.
44. Contar por que Firmino mora com a tia, usa camisas Volta Ao Mundo e comprou um terreno na Ilha.
45. Em que clube de Salvador “preto não entrava nem pela porta da cozinha”. Em que o clube, por castigo, se transformou.
46. Qual a ultima tarefa que Vovô sugere às candidatas a Rainha do Ilê Aiyê.
47. O que acontecia na sala especial do Cine Bahia.
48. Quem Ary Barroso encontrou na Baixa dos Sapateiros e o que ele pediu.
49. O que Marina Morena não deveria fazer.
50. O que uma bahiana coloca no tabuleiro de manhã cedo.
51. Qual a média de quiabos usados no Carurú da Festa de Santa Bárbara e quanto custa cada prato.
52. Quem era o candidato a prefeito que na campanha se intitulava “discaradamente bahiano”, seu pseudônimo. Cantar o jingle da campanha.
53. Qual o autor e o apelido da escultura que está hoje no local do antigo Mercado Modelo.
54. Que tipo de ação o candidato tomaria “se essa mulher fosse minha” e qual o instrumento utilizado.
55. Atestado de Antecedentes emitido oficialmente por Gil, Caetano, Gal, Novos Bahianos, Ivete, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Bel Marques, Vovô do Ilê ou por qualquer terreiro tradicional de Candomblé. Atestado assinado por Claudia Leite não será aceito por a mesma não ser nativa, apesar dos grandes esforços. Atestados psicografados de Mãe Menininha, Raul Seixas, Jorge Amado, Mestre Pastinha ou Caymmi poderão ser aceitos desde que comprovada sua autenticidade em três cartórios. Atestado psicografado por ACM será aceito desde que não esteja em disputa judicial.
56. Qual o verdadeiro significado da sigla da construtora OAS. Qual das letras ficou com a filha de Painho.
57. O candidato deverá esclarecer com objetividade por que Deus entendeu de dar a primazia, pro bem, pro mal, primeira mão na Bahia. Por que o primeiro chão, o primeiro carnaval, o primeiro pelourinho também? Por que esses encantos que Deus deu, esse jeito que Deus dá?
58. O candidato deverá ser capaz de inscrever a própria mãe na APROSBA – Associação das Profissionais de Sexo da Bahia. Quando for chamado daquilo deverá responder com dignidade: - Sim sou, mas de uma da Bahia.
59. Explicar a importância da Rua Padre Manoel da Nóbrega na linguagem coloquial, na música e qual a principal atividade que ali se exercia.
60. Finalmente o candidato deverá ser levado a Itapoã pela equipe de avaliação e demonstrar a posse, com nota fiscal, de um velho calção de banho. Ao lá chegar uma enfermeira credenciada deverá verificar se o candidato apresenta sinais de arrepios no corpo e se ele levou, espontaneamente, uma esteira de vime e uma cachaça de rolha. Findo o teste e quando a equipe se preparar para deixar o local o candidato deverá necessariamente agradecer o oferecimento da carona e dizer que tirou o dia para vadiar naquele mar que não tem tamanho.
Ou melhor ainda: dizer com o olhar esquecido no encontro de céu e mar, que depois nos espaços serenos sem ontem nem amanhã vai dormir nos braços morenos da lua de Itapoã.
Portanto, se o candidato chegou até aqui contrate-o imediatamente pois como diria o Millôr Fernandes ou ele é um sábio ou é um hipócrita. Mas Bahiano com certeza ele é, mesmo que tenha crescido em Ipanema. O que afinal dá quase no mesmo.
Anexo Técnico e Operacional.
Considerações importantes quanto ao item 4.O candidato poderá disfarçar sua compreensível emoção disparando fogos de artifício. A equipe examinadora à bem da imparcialidade dos trabalhos deverá a qualquer custo tentar manter o autocontrole, evitar confraternizações, orações, agradecimentos de milagres, novos pedidos, banho de folhas, banhos de cheiro e troca de fitinhas. Caso não consigam devem armar uma barraca na segunda quinta-feira de Janeiro após o Dia de Reis. Lá na Colina Sagrada.
Se por acaso a data estiver muito distante, qualquer escada serve, desde que a intenção não seja lavá-la.