Um Fascista do Carago

Países e sociedades em crise econômica, de auto-estima ou passando por momentos de séria transição costumam produzir grupos ultra-conservadores e regimes fascistas. 
Não aqui nenhuma novidade, os exemplos são muitos e alguns foram devastadores para países e para o mundo em geral. 

Grupos neo-nazistas pipocam na ex-Alemanha Oriental, por toda a Europa e até mesmo na América e no Brasil. 
Por isso é de estranhar o aparecimento no cinema do super-herói português Capitão Falcão, que está para ser lançado. 

Capitão Falcão, o super-herói que é um fascista do carago. 
O primeiro super-herói português casou-se aos 18 anos, nunca mais dormiu com outra mulher e come comunistas no pequeno-almoço (café da manhã). 
Esta é a definição do diretor e criador português. Queremos que ele seja o super-herói mais conservador do mundo. Portugal sempre precisou de um super-herói. O projeto nasceu dessa urgência, diz João Leitão. 

O super herói, assim como Batman tem o Robin, também tem um sidekick: o Puto Perdiz (na terrinha puto é garoto). O Capitão Falcão usa uma mascara como a do Zorro e o puto se disfarça numa roupa inspirada nas roupas da Juventude Portuguesa, o grupo fascista moldado por Salazar na Juventude Hitlerista. 
No enredo há comunistas assustadores usando macacão tipo Super Mario armados de foice e martelo, múmias também munidas de martelo e foice e raios que convertem os fracos de mente ao marxismo. 

Apesar do João Leitão salientar que a ideia é em tom de crítica à sociedade portuguesa salazarista, o filme que é intrinsecamente polêmico pode ter um efeito completamente ao contrário e despertar ainda mais nostalgia dos bons tempos do Portugal dos Pequeninos de Salazar. 
João Leitão já experimentou isso e confessa: 
Tenho sempre medo quando alguém leva aquilo a sério. É uma paródia. E há pessoas que levaram aquilo a sério. Estou a falar de partidos ultra-mega-hiper-conservadores a roçar o fascista 

Tudo que Portugal não precisa neste momento é de algo que confunda ainda mais a opinião pública. 
Os tiros e as porradas do Capitão Falcão e de seu Puto Perdiz podem sair pela culatra e virar mais uma piada-de-português de muito mal-gosto.