Adolescência

A Adolescência nem sempre existiu como um período de desenvolvimento.
O conceito de adolescência só aparece na virada para o século XIX e não se consolida antes do XX. Antes disso, entre a criança e o adulto, reconhecia-se apenas a puberdade onde ocorrem as maiores mudanças físicas, o crescimento do corpo e dos pêlos, o aumento do peso, a mudança de voz e o amadurecimento sexual.

A complexidade das sociedades industrializadas criou este período intermediário entre criança e adulto. Em culturas menos complexas a transição do menino para o adulto ocorria de forma suave e depois da puberdade o jovem obtinha o status e os privilégios dos adultos. As crianças começavam a trabalhar a partir dos sete anos, poucas estudavam ou permaneciam pouco tempo estudando e não eram separadas por idade. A longa permanência do jovem na necessária formação escolar das sociedades modernas retardou sua incorporação no universo adulto.

A adolescência surge como uma nova fase de desenvolvimento com a característica do adiamento em assumir responsabilidades adultas, representado como um período de imaturidade.
Até a famosa crise de identidade é experiência recente e decorre da necessidade do estabelecimento de uma identidade relacionada com a independência através do trabalho. Por conta da complexidade social e das dificuldades em decidir sua identidade profissional o jovem vive um sentimento de incapacidade de assumir o papel que lhe é imposto e cobrado pela sociedade.

Este fenômeno contemporâneo cria um período de vida onde apesar do jovem se encontrar pronto para o amor, para o sexo e para o esforço físico do trabalho ainda precisa ficar sob a tutela dos adultos. Por conta deste papel pouco definido se instala a insegurança. Por causa deste período de indeterminação os conflitos existenciais no jovem surgem como problemas entre o sujeito e a sociedade. Buscando reconhecimento o adolescente utiliza a transgressão e a rebeldia como forma de se contrapor às expectativas da sociedade.

A adolescência é mais uma construção do que um período natural do desenvolvimento biológico. Não é uma fase fisiológica, mas uma criação social tanto maior quanto mais técnica for a sociedade. Quanto mais técnica e mais complexa for a sociedade tanto maior será esta fase. A adolescência, de forma simplificada, foi o período criado para capacitação para o mercado de trabalho nos primeiros tempos da industrialização.

A adolescência é mais um dos frutos da Revolução Industrial que criou o operariado urbano, colocou a mulher no mercado de trabalho, o posterior e conseqüente feminismo e forjou as ideologias e revoluções que estabeleceram novos arranjos econômicos, sociais e políticos.
Quem imaginaria que uma máquina a vapor e um tear mecânico mudariam tanto a Humanidade?