Danúbio Azul

Que russo bebe prá cassete todo mundo sabe.
Que vodka é álcool puro também não é novidade, mas há uma história surpreendente da época tensa da Guerra Fria entre a extinta União Soviética e os Estados Unidos. 
A história que assombrou os meios militares da OTAN e do Pacto de Varsóvia, está em relatórios tanto da KGB quanto da CIA.

Quando Khrushev pela primeira vez instalou mísseis nucleares fora da União Soviética, crise cubana à parte,  ele os estacionou no coração da Europa, na Alemanha Oriental, numa das fases mais críticas da Guerra Fria.
Eram os mísseis R-5M, conhecidos no Ocidente pelas forças da OTAN como SS-3 Shyster, de estágio único, com alcance de 1.220 km, armados com ogiva nuclear.
Foram os primeiros mísseis estratégicos soviéticos com capacidade de alcançar todos os alvos importantes da Europa. 
Durante anos eles tiraram o sono não só dos estadistas europeus mas principalmente da população que sabia que qualquer faísca entre a União Soviética e os Estados Unidos explodiria a Europa.

Era muito claro para o mundo que se houvesse uma terceira guerra ela seria nuclear e a primeira vítima a Europa. O Velho Mundo desapareceria nas primeiras horas do conflito.
Einstein dizia que a terceira guerra mundial poderia ser de qualquer maneira mas a quarta com certeza seria na base do arco e flecha.
Enfim, a Europa durante muitos anos dormiu e acordou neste pesadelo de um Armagedon Nuclear.

Estes SS-3 Shyster nucleares utilizavam combustível líquido. 
Os mísseis eram movidos por um metanol a 92% azulado apelidado ironicamente pelos militares russos como "Danúbio Azul". 
Uma piada macabra com o possível destino da Europa.
Mas os soldados soviéticos, loucos por uma vodka, descobriram que esta maravilha tinha aplicações menos apocalípticas.

Provaram, adoraram e estavam bebendo todo o combustível dos foguetes nucleares. 
Para disfarçar a farra, evitar uma investigação e uma corte marcial, eles substituíam o combustível por um metanol amarelado, barato e de baixa pureza.

Imagine as conseqüências destas impurezas no motor de um míssil sendo disparado. Deus realmente protege as crianças, os loucos e os bêbados.