Anita Merkel, a Stasi no poder


Trowbridge Ford agente do Corpo de Contra-Inteligência do Exercito dos Estados Unidos, aposentado e professor de política em Estocolmo.
Oleg Gordevsky chefe do escritório em Londres da KGB a agencia de inteligência soviética.
Vassili Mitrokhin arquivista senior da PGU a seção internacional da KGB.
Christopher Andrew historiador de Cambridge em relações internacionais, história dos serviços de inteligência e historiador oficial do MI5 o serviço de inteligência britânico.
Andrew juntamente com aqueles dois ex-oficiais da KGB soviética que desertaram para o Ocidente tem escrito livros e feito revelações impressionantes sobre a Guerra Fria e a espionagem internacional.

As revelações de Ford e Andrew e as informações de Gordevsky e Mitrokhin servem como referencia para um dos escândalos políticos mais assustadores da atual política internacional. Ou para entrar no rol das teorias conspiratórias.
Angela Merkel, codinome Anita.
Angela Dorothea Kasner, chanceler da Alemanha, nascida em Hamburgo em 1954, é a filha mais velha do pastor luterano Horst Kasner. Horst nasceu no bairro de Pankow em Berlim então parte do setor soviético. A familia de Angela se mudou para a Alemanha Oriental depois que seu pai obteve um pastorado em Quitzow perto de Perleberg próximo a Brandenburg. Esta decisão ao que parece foi para que eles se posicionassem melhor no que pudesse acontecer ao país dividido.
Horst também estava tentando melhorar a relação entre as igrejas luteranas alemães dos dois lados da fronteira. 

Os avós maternos de Angela viviam em Elblag, a antiga Elbing da Prússia Oriental na Polônia, quando ela nasceu. Nas imediações de Elblag fica a antiga fortaleza de Malbork construída no século XIII pelos Cavaleiros Teutônicos e que a Alemanha nazista tinha recebido nos termos do pacto de Não-Agressão com a URSS em setembro de 1939. Nesta fortaleza 1.900 comunistas alemães, devolvidos pela URSS à Alemanha sob os termos do pacto, foram executados pelos nazistas. Os avós de Angela eram comunistas e sabiam o que tinha acontecido aos camaradas entregues aos nazistas. Durante a guerra eles permaneceram na Polônia ao contrário de outros alemães. Tudo isso ajuda a entender a ligação de Angela com o comunismo.

Na Alemanha Oriental Angela freqüentou escolas públicas e tornou-se membro da FDJ - Frei Deutsch Jugend - a Juventude Livre Alemã, do Partido Comunista. Angela tornou-se tão proficiente em russo que foi oficialmente premiada. Apesar dela ter feito a Confirmação na igreja luterana - equivalente à primeira comunhão na católica - havia uma tensão crescente entre o severo pai pastor e a filha ambiciosa. 
Angela estudou na Universidade de Leipzig e se casou em 1976 com o colega de escola Ulrich Merkel.
Depois ela foi para a Academia de Ciências de Berlim onde se tornou secretária de agitação e propaganda do partido comunista e responsável pelo recrutamento de colegas para a FDJ. 
Na Academia ela estudava Física Quântica.

Física Quântica é uma ciência altamente teórica e complexa que combina a Mecânica Quântica com a teoria do Campo Unificado e este une a Teoria da Relatividade com o Eletromagnetismo. 
Na prática a física quântica tem todos os tipos de aplicações a respeito de plasmas, energia nuclear e eletromagnetismo. A União Soviética havia construído muitos dispositivos nucleares, armas, usinas, submarinos e RTGs, os geradores termométricos por radioisótopos, e estava tendo muitos problemas com estes equipamentos. Eles estavam ficando perigosamente obsoletos e a segurança nas usinas nucleares estava em níveis críticos.
Submarinos nucleares estavam apodrecendo nos portos de Murmansk e Archangel e RTGs estavam sendo abandonados como lixo atômico na península de Kola. Como os soviéticos não tinham tecnologia para lidar com esses problemas procuraram a Alemanha Oriental cuja Academia de Ciências de Berlim tinha grande reputação na área. O objetivo era encontrar know-how no Ocidente através dos contatos da Academia. 

A Academia fundada em 1700 a partir da Academia Prussiana de Ciências teve cientistas como Gottfried Leibniz, Max Planck e Albert Einstein. Recriada pela Alemanha Oriental depois da Segunda Guerra ela tinha mais de 200 membros, dezenas de cientistas do Ocidente e tinha aumentado seu corpo de cientistas em pesquisa de química e física quântica . Angela Merkel trabalhava no Instituto Central de Física e Química da academia.

Para tirar proveito do potencial de Merkel ela foi recrutada pela Stasi - Staatssicherheit - o serviço de espionagem de Markus Wolf. A HVA - Aufkluring Hauptverwaltung - a seção internacional da Stasi utilizou Angela para lidar com os agentes que estavam sendo enviados através do Muro de Berlim.
Eles se infiltravam para coletar segredos nas instalações de pesquisa da Alemanha Ocidental, França, Noruega e em outros países do Ocidente. Angela tinha profundo conhecimento destas pesquisas através de seu trabalho, das reuniões e dos contatos do Instituto.

Esta sangria de informações científicas era conhecida pelo Ocidente e de certa forma tolerada por conta da preocupação com um desastre nuclear civil, que finalmente aconteceu em Chernobyl.
Esta tolerância pragmática em relação ao problema alemão Kennedy expressou muito bem ao comentar sobre a construção do Muro de Berlim.
- A Wall is better than a War.  
No período da Détente, a distensão entre Washington e Moscou os dois estados alemães haviam finalmente se reconhecido diplomaticamente e a Alemanha Oriental parecia ter um futuro brilhante nesta nova ordem. Nesta época a Stasi havia plantado uma eficiente rede de espionagem dentro do governo de Willy Brandt na Alemanha Ocidental. 

Graças aos arquivos da KGB que Mitrokhin forneceu a Andrew hoje se conhece o uso intensivo de agentes classe Romeo und Julia da Stasi que forneceram à KGB todos os tipos de informações.
Markus Wolf cérebro da Stasi criou esta arma letal. Romeus e Julietas eram os agentes que além do treinamento usual em espionagem também eram exaustivamente treinados em sexo. Exímios na Honigfalle, a armadilha-de-mel, aplicada em suas vítimas homens, mulheres e homossexuais.
Eles eram treinados para tudo. 

Apesar de pontos obscuros no que Anita fez para a KGB na Alemanha Ocidental há fortes evidencias de que ela pode ter sido o agente que se infiltrou na equipe de Egon Bahr. Bahr foi o criador da Ostpolitik, Abertura para o Leste, a política de aproximação com a Alemanha Oriental e com a URSS, implantada pelo Chanceler Willy Brandt. Egon era fortemente motivado pelo senso de manter a integridade nacional da Alemanha como um todo tanto quanto possível.
Em 1974 um dos agentes plantados pela Stasi no Gabinete do Chanceler foi exposto. Ao ser descoberto Gunther Guillaume, assessor de Willy Brandt, declarou orgulhosamente:
- Eu sou um oficial do Exercito Popular Nacional da República Democrática da Alemã.
O escândalo gerou uma crise terrível que levou à renúncia, à queda do ministério e a desmoralização internacional de Willy Brandt. Três anos antes ele havia ganho o prêmio Nobel da Paz .

Gunther Guillaume teria sido "sacrificado" pela própria Stasi que deliberadamente expôs seu próprio agente para detonar a crise e derrubar o governo de Willy Brandt. 
Apesar dos soviéticos discordarem, os alemães orientais tinham começado a suspeitar que Brandt tinha planos prejudiciais ao futuro da Alemanha Oriental. Anos depois, terminada a Guerra Fria, Markus Wolf o chefe da Stasi escreveu uma carta ao ex-chanceler dizendo que lamentava "que o serviço de inteligência da República Democrática Alemã, que estava sob meu comando, tenha contribuído para os eventos políticos extremamente negativos que levaram à sua renúncia em 1974".
- Bem isso não ajuda muito agora, teria comentado Willy Brandt.

Wilhelm Kahle, codinome Werner, era um técnico de laboratório da Stasi que assumiu uma identidade de alemão ocidental residente na Alemanha Oriental.Ele trabalhou no Ocidente em várias especialidades e em várias capitais, principalmente em laboratórios das universidades de Colônia e Bonn.
No final dos anos 70 seu trabalho de espionagem apesar de bastante extenso se tornou pouco significativo. A KGB suspeitou de sua lealdade quando descobriu através da comunicação dele com a mãe na Alemanha Oriental que ele estava com medo de ser chamado a Moscou por causa da riqueza que estava acumulando em Paris.
Em 1978 Kahle foi levado a Moscou para ser investigado e ser submetido a um detector de mentiras.
A KGB colocou nesta investigação sua melhor agente alemã, codinome Anita, que além de alemão falava russo fluentemente. 
Era a primeira vez que uma Julieta investigava um Romeo. Após intenso interrogatório o relatório de Anita confirmou as suspeitas da KGB e Kahle foi afastado. Ele foi removido formalmente do trabalho ilegal em 1982.

No governo seguinte ao de Willy Brandt o chanceler ocidental Helmut Schmidt dando continuidade a Ostpolitik, tratou dos entendimentos para a redução e limitação dos arsenais nucleares o acordo SALT - Strategigal Arms Limitation Talks - com o recém eleito presidente Reagan em sua visita a oficial a Washington entre 20 e 23 de Maio de 1981.
Na volta à Alemanha as discussões sobre os termos do SALT, que tratavam da limitação do arsenal militar do Estados Unidos e da URSS, se arrastaram por um mês na Chancelaria alemã. 
Neste período Yuri Andropov que comandava a KGB informou ao chanceler soviético Leonid Brezhnev que o SALT era uma farsa.
Ele informou que graças ao “relatório de um agente de especial importância” os termos e o objetivo do acordo eram permitir a Washington ganhar tempo para aumentar e construir armamentos com o objetivo de ultrapassar a União Soviética no campo militar.

Esta fonte da KGB também informou que agentes ocidentais estavam inundando Bonn tentando sabotar os crescentes contatos entre a Alemanha Ocidental e a URSS.
Um dos alvos principais era o projeto da construção do gasoduto que levaria o gás natural da Sibéria para o Ocidente, que para deleite de Moscou Schmidt estava pressionando para implantar.
Com um agente da KGB na Alemanha informando Moscou sobre os segredos da nova corrida armamentista de Washington não é de surpreender que Angela/Anita finalmente recebesse, após oito anos, seu Ph.D em Física Quântica. 
Graças as contatos e com as informações dos agentes no Ocidente ela tinha aprendido muito sobre o que estava acontecendo. Compilar os relatórios em um documento coerente pode ter sido suficiente para o Instituto lhe dar o grau. 

Esta área estava se tornando fundamentalmente estratégica para os soviéticos que enfrentavam o envelhecimento do arsenal nuclear e os vazamentos nucleares nas usinas atômicas como o que aconteceu em Chernobyl, justamente quando Angela recebeu o doutorado.
Mas infelizmente para Merkel suas esperanças de uma Alemanha socialista de todos os alemães não funcionou. Devido ao arsenal crescente de Reagan e a recusa de Gorbachev em participar da corrida armamentista, após o quase confronto não-nuclear com os anglo-americanos, a situação geopolítica mudou radicalmente. Depois da queda do Muro de Berlim em 1989 o bloco comunista sofreu o colapso fatal que desencadeou o fim do império soviético. 

Angela Merkel, para se prevenir desta radical mudança de ventos, de repente se envolveu na política entrando para o novo partido da Alemanha Oriental o Demokratischer Aufbruch, o Despertar Democrático. Após as primeiras eleições democráticas na Alemanha Oriental ela se tornou porta-voz do primeiro-ministro da fase da pré-unificação Lothar de Maiziére, um respeitado político de longa data do CDU, o partido democrata cristão.
Suspeito de ser agente da Stasi Lothar de Maiziére desapareceu da política. Como sucessora de Lothar, Merkel foi eleita a unica vice de Kohl na presidencia do CDU. Coligado ao CSU, Helmut Kohl obteve o controle da Alemanha reunificada e a Chancelaria.

Como Chanceler, Kohl nomeou Merkel como ministra para Assuntos da Mulher e da Juventude em janeiro de 1991 e depois como ministra do Meio Ambiente em novembro de 1994. 
Merkel também conhecida como Ihr Mädchen – “sua menina” – custou muito caro a Kohl que teve de se envolver em todos os tipos de suborno para conseguir que a Stasi destruísse arquivos embaraçosos, especialmente os relacionados com Anita. 
Quando Kohl se recusou a identificar quem lhe fornecia o dinheiro ele se destruiu politicamente após 16 anos no cargo. Foi o fim do mundialmente venerado Chanceler da Reunificação.

Ernst Uhrlau coordenador de inteligência da Chancelaria Alemã e diretor do BND – Bundesnachrichtendienst – o serviço alemão de inteligência, teve um enorme trabalho para recuperar um arquivo que continha o índice dos agentes da Stasi. 
O arquivo da Operação Rosenholz que a CIA tinha mas se recusava a entregar. Este material foi microfilmado em 1988 um ano antes da queda do Muro e repassado para a CIA em 1990, antes mesmo da Reunificação. Acredita-se que membros da KGB entregaram os microfilmes aos próprios adversários.

O dossiê Roseholz compõe-se dos arquivos F16 e F22 do Stasi, o primeiro possui 290 mil arquivos com uma relação de 230 mil nomes. Numa entrevista à Associated Press em 10 de dezembro de 1998 Uhrlau lembrando as possibilidades de chantagem declarou que,
- É inaceitável a longo prazo para o governo da Alemanha que arquivos relevantes fiquem nos Estados Unidos e uma possível e provável cópia esteja na Rússia.

O governo alemão pressionou Washington pela repatriação do material mas só começou a ser atendido em 2000 quando um primeiro CD com 1800 arquivos chegou à Chancelaria Federal em Berlim. Agora todos os microfilmes reunidos em 381 CDs estão com a Gauck Behörde a agencia  encarregada da conservação, organização e investigação do antigo acervo da Stasi.


Segundo estes arquivos 59 membros do Bundestag, o Parlamento alemão, trabalharam para a Stasi e atualmente 34% dos antigos informantes exercem cargos influentes em empresas e associações comerciais na Alemanha reunificada. Ainda hoje mais de mil agentes que a Stasi mantinha na antiga Alemanha Ocidental não foram desmascarados. O fato é que Moscou tem esses arquivos.
O FSB, o serviço de inteligência russo sucessor da KGB, há muito tempo mantém os arquivos mais comprometedores e aqueles sobre Anita. Estes informações terminaram por ser reveladas à opinião pública mundial por Andrew graças ao acesso ele que teve aos Arquivos Mitrokhin.

Segundo Trowbridge estas revelações foram duplamente problemáticas por que na época Merkel havia se unido a sua antiga paixão Wilhelm Kahle, codinome Werner, o espião que ela interrogou e desmascarou em Moscou. Ela tinha se divorciado de Joachim Sauer seu antigo professor de Física Quântica no Instituto Central de Físico Química onde ambos tiveram carreiras similares e totalmente inexplicáveis. 

Sauer é ainda mais secretivo sobre sua vida pessoal do que Merkel. 
Ele se recusa até mesmo a comentar que nasceu na Alemanha Oriental, em Senftenberg, cinqüenta quilômetros ao norte de Dresden. Ele adotou uma vida extremamente discreta comparada com a crescente importância e popularidade de Merkel.
Talvez este ex-Romeu da Stasi tenha medo de que alguém, especialmente uma de suas vítimas das armadilhas-de-mel possa reconhecê-lo.

O passado de Anita na Stasi pode explicar por que Merkel tem uma excelente relação com Vladimir Putin, ex-dirigente da KGB, ex-presidente, atual primeiro-ministro e homem forte da Rússia. Também faz pensar por que "Angie" é aparentemente chantageada pelo Mossad, o agressivo serviço secreto de Israel, quando se trata do tratamento dado pelo país aos palestinos, da política da União Européia com o Irã e quanto aos erros do papa quando se trata do Holocausto.
Ela também tem seguido uma política tão alinhada com os social-democratas que seu ministro da Economia, Michael Glos do CSU, de repente se demitiu.
O que a imprensa tem atribuído a uma suposta falta de entendimento em relação às decisões da política econômica, Glos explica ameaçadoramente:
– Ela sempre acreditou que eu não tenho a menor idéia sobre um monte de coisas.

Angela Merkel, com requintado talento florentino, é uma hábil sobrevivente entre tantas reputações e carreiras políticas destruídas na Alemanha ao longo da Guerra Fria e após a queda do Muro. Mas quanto mais se sabe sobre quem “Angie” realmente é mais ela se torna vulnerável. Uma situação inaceitável para quem lidera a União Européia, chefia a terceira economia do planeta e tem virtualmente as chaves do Banco Central Europeu. 

Uma situação estrategicamente muito perigosa para o mundo, para a União Européia e para a Alemanha que pode ser chantageada no mínimo pelos Estados Unidos, pela Rússia e por Israel.