Dia da Consciência Negra

Hoje é dia 20.11 da Consciência Negra em quase todas as cidade do Brasil.
Pra começo de conversa acho que quase tudo que o que o Brasil tem de melhor devemos aos Negros.
A musicalidade, a alegria, esta religiosidade marota, o corpo cheio de curvas, o humor, uma certa mansidão, a sensualidade. 
E principalmente esta língua portuguesa falada tão docemente.

Mas é bom não esquecer de que tivemos e desfrutamos muito da Escravidão. E dessa vergonha carregamos as consequencias.
O historiador João José Reis diz não achar "que todos os problemas brasileiros, inclusive de relações entre as classes, tenham a ver com a escravidão. Mas o fato é que tivemos quase 400 anos de História em que os mais afortunados se acostumaram à noção de que os outros podem ser torturados. Isso pesa".

Manolo Garcia Florentino, outro historiador, acrescenta que "a escravidão foi a base a partir da qual se fundou uma civilização, para retomar a Sérgio Buarque de Holanda para quem o Brasil por sua complexidade e diversidade era uma civilização.
Ela, a escravidão, fundou a civilização brasileira. E ao fazê-lo viabilizou um projeto excludente, em que o objetivo das elites é manter a diferença com relação ao restante da população".

E para finalizar o historiador Luiz Felipe Alencastro mostra que "a escravidão legou-nos uma insensibilidade, um descompromisso com a sorte da maioria que está na raiz da estratégia das classes mais favorecidas, hoje, de se isolar, criar um mundo só para elas, onde a segurança está privatizada, a escola está privatizada, a saúde privatizada".

Somos uma civilização fundada na tortura, no estupro, no assassinato e no trabalho forçado.
Fruto de um projeto excludente que nos legou esta insensibilidade com a sorte da maioria, esta tendência a criar um mundo próprio e isolado por muros e cercas elétricas. Prisioneiros do próprio povo.
Por tudo isso não nos sentimos uma nação, por isso temos vergonha do outro e não nos sentimos iguais a ele. Talvez um dia esta Negritude maravilhosa e tolerante que viabilizou este país possa se espalhar tanto que nos una em uma só alegria. Aí e só então poderemos nos chamar de Nação Brasileira.