Nomes de Bares

O Roberto Pompeu de Toledo comenta dois fatos interessantes à respeito de nomes de bares.
Um deles esta em Esaú e Jacó de Machado de Assis que se chamava Confeitaria da República e dos problemas que o Custódio, seu proprietário, teve com a proclamação da República.

O outro, bem real, pertence a Aleksander Vanin em Moscou. Por ficar localizado em frente ao Hotel Soviético na Leningrad Prospect o bar foi apelidado de Antisoviético.
Nos últimos meses Vanin resolveu adotar o apelido, oficializou o nome e trocou de placa. A partir daí começou um terremoto poltítico no país envolvendo associações saudosas do antigo regime.
O coitado recebeu tantas pressões e ameaças que acabou por trocar o nome para Soviético.

Ipanema tinha o Veloso, hoje Garota de Ipanema.
O bar era o point que "todo mundo" frequentava e de onde, de tanto ver a Helô passar, Tom e Vinicius fizeram a musica. O bar era ponto focal da vida de Ipanema, de varios eventos do bairro e queridíssimo de todos.
Mas eis que um belo dia alguém, gananciosamente movido pelo sucesso do nosso Veloso, inaugura um bar na outra calçada. Do outro lado da rua Prudente de Moraes, bem em frente. Revolta geral.

O problema foi resolvido no melhor estilo carioca. Por ficar em frente, por ficar do outro lado, o bar foi apelidado de Niteroi.
Foi mortal.